Pular para o conteúdo

O que é um Mapa Natal?

O mapa astrológico (Mapa Astral) é a representação gráfica da posição de alguns corpos celestes num determinado momento, vistos de um ponto do globo terrestre. É uma fotografia do céu em um dado momento em relação a um local na Terra. Pode ser feito para pessoas, países, empresas ou para entender um determinado período (como o mapa da Lua Nova, por exemplo).

No Mapa Astral temos SIGNOS (conjunto de qualidades), CASAS (áreas da vida), PLANETAS (cada planeta tem alguns significados simbólicos específicos) e ASPECTOS que os planetas fazem entre si (ângulos que se formam entre eles). Cada posição permite múltiplas interpretações, com inúmeras camadas de entendimento, sendo sempre possível aprofundar mais.

Os significados simbólicos da astrologia são um espelhamento, não se trata dos astros comandarem nosso destino, mas sim de associar aos movimentos destes um significado. São milhares de anos de observação do céu e de sua correspondência com os acontecimentos na Terra. A astrologia é um recurso de leitura, como o velocímetro, que mede a velocidade de algo, mas não é a causa dessa velocidade.

“O que está acima é como o que está abaixo, e o que está abaixo é como o que está acima.” 
Princípio Hermético da Correspondência

Há uma correlação simbólica entre os diferentes planos de Manifestação, Vida e Existência. O que há no micro corresponde ao que há no macro.

Existem várias linhas astrológicas, todas válidas. Elas devem ser entendidas dentro de um contexto cultural e de época. Eu uso a Astrologia Moderna, pois considero a mais adequada ao momento atual e à nossa cultura ocidental.

O Mapa Natal é o Mapa Astral do momento do nascimento da pessoa. Para calcular esse mapa é necessário data, hora e local do nascimento. Com essas informações é possível determinar a posição dos planetas e signos em relação às casas astrológicas, que dividem o mapa em 12 partes, cada uma correspondendo a uma área da vida.

É uma ferramenta de autoconhecimento que contribui muito para a percepção de potenciais e fluências e para a compreensão dos desafios, buscando entendimento e auxiliando na busca de maneiras de lidar com as questões que se repetem ao longo da vida. 

A interpretação do Mapa Natal é um processo que se aprofunda na hora da leitura, pois mapa não funciona sozinho, depende das condições da vida de cada um. Com as informações astrológicas associadas às experiências pessoais, o momento do atendimento pode trazer insights, identificação de recursos inatos, percepção de padrões repetitivos, etc. 

É importante ter em mente que não existe mapa bom ou mapa ruim. Cada pessoa tem um aprendizado próprio a fazer.

Fica o convite para mergulhar no mundo fascinante da Astrologia e nesse caminho de compreensão da própria essência.