A Lua desempenhou um papel fundamental como o primeiro indicador celeste para marcar a passagem do tempo entre as civilizações antigas, antecedendo a adoção de calendários solares (a posição da Terra em relação ao Sol marca as estações do ano). Posteriormente, surgiram calendários baseados no tempo em que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol, como o nosso atual calendário Gregoriano.
A Lunação (as fases da Lua que conhecemos) é uma dinâmica da relação entre a Lua e o Sol, da perspectiva da nossa visão da Terra. A Lua, como todo corpo celeste que não é uma estrela, não tem luz própria, e o que vemos é a luz solar refletida nela. As 4 fases mais conhecidas são:
– Lua Nova – a Lua se encontra em conjunção com o Sol (um alinhamento Sol-Lua-Terra) e a luz solar bate na face escondida da Lua. Para nós aqui ela fica escura e não podemos vê-la;
– Quarto Crescente – a Lua faz uma quadratura com o Sol. A Lua faz um ângulo de 90º com o Sol e daqui da Terra vemos metade dela iluminada pela luz solar;
– Lua Cheia – a Lua faz uma oposição ao Sol (alinhamento Sol-Terra-Lua), e a luz solar ilumina toda a face visível da Lua para a Terra;
– Quarto Minguante – novamente uma quadratura.
Além dessas quatro fases principais existem outras quatro que são intermediárias entre elas, a Lua Crescente (ângulo de 45º com o Sol, entre Lua Nova e o Quarto Crescente), a Lua Gibosa (ângulo de 135º com o Sol, entre o Quarto Crescente e Lua Cheia), a Lua Disseminadora (ângulo de 135º com o Sol, entre a Lua Cheia e o Quarto Minguante) e a Lua Balsâmica (ângulo de 45º com o Sol, entre o Quarto Minguante e a próxima Lua Nova).
A Lunação tem aproximadamente 29,5 dias e cada fase da Lua dura entre 3 e 4 dias. Na astrologia período tem um significado simbólico.
• LUA NOVA – Inícios e mudanças. É um bom momento para começar novos projetos, negócios, etc.
• LUA CRESCENTE – Fase para adquirir conhecimento e ótimo momento para elaboração de planos.
• QUARTO CRESCENTE – momento de ação e expansão, mas também de tomar consciência de questões problemáticas e solucionar obstáculos.
• LUA GIBOSA – etapa na qual nossos objetivos se tornam mais claros. Fase de avaliação,de identificar o que está funcionando e eliminar tudo o que não contribui para a melhoria do projeto.
• LUA CHEIA – momento de colheita do que foi plantado e aperfeiçoado.
• LUA DISSEMINADORA – momento de cooperação, de compartilhar aprendizados e emoções. Ótimo para reflexão e para preparar soluções para pendências.
• QUARTO MINGUANTE – fase para resolução de pendências e finalização de projetos.
• LUA BALSÂMICA – momento de pausa e reflexão, de deixar para trás o que chegou ao fim e começar o planejamento de novos projetos. A ideia é se libertar do que não serve mais e partir para novos ciclos, novos inícios, a possibilidade de plantar uma nova semente numa próxima lunação.
Os dias de Lua Balsâmica são favoráveis para o recolhimento, para se autoacolher, para aquietar as dores do corpo e da alma. É um momento de regeneração e cura. Como o próprio nome diz é um bálsamo.